30 de abril de 2017 - Escrito por Cláudio Almeida

Em Portugal a primeira publicação exclusivamente dedicada ao cinema foi criada a 15 de Março de 1917 em Lisboa, e tinha o nome de Cine Revista. Dois anos depois, também em Lisboa, pelas mãos dos diretores e editores Raúl Reis (Ultus) e José Figueiroa surgiu a The Film.

 

No Porto, a 25 de Março de 1923, começa a ser publicada a Invicta Cine, uma revista que viria a ser uma das edições cinematográficas nacionais que teve uma maior longevidade no mercado. Em princípios de 1934 começaria a suspender a sua distribuição, mas não por completo, a sua derradeira edição foi a número 229, em 11 de Março de 1936.

 

Em Lisboa no dia 4 de Maio de 1923, apareceu, com a direção de Valentim da Cunha, mas com um uma duração muito curta – apenas seis edições –, o quinzenário Cine Teatro. Um ano depois, a 1 de Setembro de 1924, dirigida também por Valentim da Cunha e editada por Manuel Pinto Lello, professor de liceu e então proprietário do cinema de Campolide, nasce outra revista, intitulada Cinema.

 

O terceiro número da revista Cinema expunha a ideia da fundação de uma Associação dos Amigos do Cinema. Aqui, abordava a necessidade da edificação de um espaço onde fosse possível a instalação de uma biblioteca especializada, a exibição de filmes de reconhecido valor artístico acompanhadas de palestras, a instituição de um prémio para o exibidor que apresentasse os melhores filmes, a realização de fitas de curta-metragem, entre outros. Mas este projeto nunca veria a luz do dia e a vida da revista também não foi muito longa.

 

A 12 de Julho de 1927 António Lopes Ribeiro, conhecido pelo pai do cinema português, escreve a sua primeira crónica sobre cinema. Três anos depois, no dia 1 de Maio de 1930 é lançado o primeiro diário português de cinema, sob patrocínio do Diário de Lisboa, sendo a primeira publicação de cinema impressa em rotativa. Era um semanário intitulado por Kino.

 

No mesmo ano, a 3 de setembro 1930 é criado o The Hollywood Reporter publicação multiplataforma americana digital e impressa, que durante o século XX, foi uma das duas maiores publicações juntamente com a Variety. As suas publicações têm como foco as indústrias cinematográficas, de televisão e de entretenimento de Hollywood, bem como na interseção de Hollywood com a moda, os aspetos financeiros, jurídicos, tecnológicos, políticos e com o estilo de vida.

 

Em Abril de 1951 é criada por André Bazin, Jacques Doniol-Valcroze, Joseph-Marie Lo Duca e com o apoio económico de Léonide Keigel. A revista francesa Cahiers du Cinéma é uma das mais importantes publicações sobre crítica cinematográfica, em que incluiu nas suas primeiras edições grandes realizadores como Jacques Rivette, Jean-Luc Godard, Claude Chabrol e François Truffaut. Esta é a revista mais antiga que ainda é publicada nos dias de hoje. Deixo aqui o site oficial da revista: http://www.cahiersducinema.com

 

Em Portugal existiu muitas revistas aos longos dos anos mas tiveram uma curta vida.

 

ALMEIDAV Produções - Blogue - Publicações cinematográficas

© 2018  Todos os direitos reservados, ALMEIDAV Produções.