O cinema é um modo divino de contar a vida. Frederico Fellini

19 de outubro 2018

Você sabe usar bem a sua Câmara?

A câmara é a caneta moderna das pessoas. Elas se tornaram acessíveis devido aos vários modelos populares e de baixo custo que os fabricantes botaram no mercado. Hoje em dia quase todo mundo tem uma câmara ou acesso a uma.  O meio de transmitir as imagens também tornou-se mais fácil com a internet e as várias médias (tablete, celular e computador caseiro) aumentaram a visibilidade das imagens. Muita gente tem o seu canal, o seu blogue e site. A rede explodiu de tanta gente participando.

ler mais

31 de agosto de 2017

Lista de Filmes Anti-guerra

Como verificámos nos meus últimos posts os filmes de guerra além de apresentar os horrores da guerra, também nos mostram a realidade do pós-guerra, optando por se centrarem nas cicatrizes psicológicas deixadas no regresso dos soldados às suas famílias…

Ler mais

31 de jul ho de .2017

Filmes de Guerra ou Filmes Anti-guerra? Eis a questão! – 3ª Parte

Junto com Apocalypse Now, o surgimento de Go Tell the Spartans (1978), The Boys in Company C (1978) e The Deer hunter (1978) todos eles, independentemente financiados e produzidos, colocam o tema Vietname de volta à agenda de Holly-wood.

Ler mais

30 de junho de 2017

Filmes de Guerra ou Filmes Anti-guerra? Eis a questão! – 2ª Parte

Apocalypse Now é um filme épico de guerra dirigido por Francis Ford Coppola em 1979. O guião é baseado no romance de Joseph Conrad – O Coração das Trevas (Heart of Darkness) decorre durante a guerra do Vietname. O enredo relata a viagem missionária do capitão Benjamin L. Willard (Martin Sheen)....

Ler mais

31 de maio de 2017

Filmes de Guerra ou Filmes Anti-guerra? Eis a questão! – 1ª Parte

A ideia principal por trás do cinema anti-guerra não é apenas a de que a vida do ser humano é algo valioso demais para ser sacrificado, mas é também a de que um sentimento de “humanidade” comum prevalece à ideologia patriótica usada para se justificar as guerras.

ler mais

30 de abril de 2017

Publicações cinematográficas

Neste post irei falar sobre as primeiras revistas e jornais especializados na indústria e divulgação cinematográfica no mundo e nomeadamente em Portugal. A primeira publicação mundial sobre cinema foi a Variety, criada em Nova Iorque, no dia 16 de dezembro de 1905, por Sime Silvermande.

ler mais

31 de março de .2017

A História do Som no Cinema – 2ª Parte

Depois do sistema de Lee De Forest, que vimos na primeira parte, outros sistemas de sonorização começam a disputar o mercado. O Vitaphone, criado por Western Electric e Bell Labs, utilizado no primeiro filme falado, gravava o áudio em discos 33 1/3 rpm (velocidade usada pela primeira vez (...)

ler mais

A máquina pode substituir 100 pessoas comuns. Nenhuma máquina pode substituir uma pessoa criativa. Elbert Hubbard

28 de fevereiro de .2017

A História do Som no Cinema – 1ª Parte

O mês passado conclui o tema, como se lembram, a respeito da trilogia da montagem no cinema. Desta vez irei falar sobre o áudio para o sucesso cinematográfico do século XXI. A minha questão é: o que seria o cinema atual se não houvesse uma união entre som e imagem? Esta junção permitiu-nos conseguir a edição que hoje vemos, ouvimos, e sentimos na “tela”, na “telinha” e na “telona”.

ler mais

31 de Janeiro de 2017

A Evolução da Montagem – 3ª Parte

Hoje irei continuar a minha trilogia sobre a evolução histórica e técnica da montagem. Nesta terceira e última parte irei falar sobre as teorias soviéticas, e não só. Não seria possível atingir a linguagem audiovisual e cinematográfica que é conhecida em pleno século XXI se não fossem alguns dos grandes impulsionares da chamada escola soviética: Lev Kuleshov, Vsevolod Pudovkin, Sergei Eisenstein e Dziga Vertov.

ler mais

31 dezembro 2016

A Evolução da Montagem – 2ª Parte

Verificámos o mês passado que o ato físico da montagem, o processo de “corte e cola”, da película de filme surge com os primeiros filmes. Um desses filmes foi a demolição de um muro dos irmãos Lumière, mas a história da montagem não fica apenas por aqui.

ler mais

30 de novembro de 2016

A Evolução da Montagem – 1ª Parte

Hoje irei abordar o tema da montagem no cinema. A Montagem é um processo que consiste em selecionar, ordenar e ajustar os planos pré-gravados. O que seria da estética cinematográfica moderna se não fosse a edição? Vou mais longe. O que seria do cinema do século XXI se não fosse a existência da montagem?

lEr mais

Artigos mais antigos...

© 2018  Todos os direitos reservados, ALMEIDAV Produções.