O cinema é um modo divino de contar a vida. Frederico Fellini

Category

23 June 2015

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur

Phasellus finibus orci vitae magna commodo luctus. Sed eu nisi urna. Mauris pretium, urna dapibus mattis sodales

read more

31 de outubro de 2016

As Salas de Cinema e a sua Evolução Tecno-lógica

Como já verificamos anteriormente, a sétima arte nasceu uma arte globalizada, mas o que seria do cinema se não fossem as salas de exibição? Hoje irei falar sobre as Salas de Cinema e a sua Evolução Tecnológica.

ler mais

31 de agosto de 2016

28 de dezembro de 1895: Nasce o cinema, Nasce a sétima arte

Como verificámos até aqui, o cinema não teve só um inventor sofreu um longo processo de evolução. Um dos grandes contributos foi a invenção da fotografia. Mas, o mais importante para o desenvolvimento do cinema tal como o conhecemos hoje, ou seja, a sétima arte, foi a criação do cinematógrafo, dos Irmãos Lumière, em 1895.

ler mais

31 de julho de 2016

A Revelação - 2ª Parte: A evolução da película fotográfica

John Wesley Hyatt (1837/1920) foi um inventor americano e ficou conhecido, especialmente, por ter simplificado o método de fabricação de celuloide.

Ler mais

30 de junho de 2016

A Revelação - 1ª Parte: os  4 pioneiros da revela-ção fotográfica

"A invenção raramente é devida ao acaso: ela corresponde a uma necessidade profunda e geral, tanto económica como intelecutal" (J-A Lesourd e C. Gérard).

Ler mais

31 de maio de 2016

Os Dispositivos ante-cessores do cinema

O mês passado falei sobre a descoberta da “Persistência Retiniana", e levantei o véu sobre as várias invenções que surgiram após essa descoberta importante para a história do cinema mundial. Hoje abordarei cada uma dessas invenções.

Ler mais

30 de abril de 2016

Persistência Retiniana ou Persistência da Visão

Hoje, meus amigos leitores, iremos falar sobre a Persistência Retiniana. Persistência Retiniana ou Persistência da Visão refere-se à ilusão de ótica em que várias imagens distintas unem-se numa única imagem na mente humana.

ler mais

31 de dezembro de 2015

Lanterna Mágica, Fan-tascópio e Taumatrópio

Em Novembro eu falei-vos da câmara escura. Disse que é um dispositivo ótico que levou à invenção da fotografia e à câmara fotográfica, e, que ao longo da história, foram construídos vários modelos desde câmaras enormes, do tamanho de salas (...)

ler mais

30 de novembro de 2015

A Câmara Escura

Depois de seis meses afastado da escrita por ter estado a concluir os meus estudos na Academia Internacional de Cinema e Televisão (que aconselho desde já, quem puder, a frequentar os seus cursos.

ler mais

A câmara fotográfica não faz qualquer diferença. Todas registam aquilo que conseguimos ver. Mas, temos que VER. Ernst Haas

30 Junho de 2015

Projeção de Sombras

Vimos anteriormente que são muitas as evidências arqueológicas de que o ser humano nunca deixou de interessar-se pela busca da fixação gráfica do movimento. Neste artigo falarei sobre a Projeção de Sombras (sombras chinesas), uma das outras formas primitivas e que também antecederam o início da história do cinema.

ler mais

31 de maio de 2015

A Pré-História do Cinema

No artigo anterior referi que “o cinema desenvolveu-se do ponto de vista científico antes que as suas possibilidades artísticas ou comerciais fossem conhecidas e exploradas. (…) Prova deste facto são as chamadas figuras rupestres, pinturas encontradas em cavernas no período da idade da pedra”.

ler mais

30 de abril de 2015

Cinema: Como tudo começou...

Identificar aspectos e factos históricos sobre os primórdios do cinema é sempre uma instigante aventura. Existem vários pontos de vista em relação à origem do cinema, mas para muitas pessoas ainda poderá ser desconhecida.

ler mais

Artigos mais recentes...

© 2018  Todos os direitos reservados, ALMEIDAV Produções.