Cinema-verdade? Prefiro o cinema-mentira. A mentira é sempre mais interessante do que a verdade.

Frederico Fellini

Mobirise

As Salas de Cinema e a sua Evolução Tecnológica

Como já verificamos anteriormente, a sétima arte nasceu uma arte globalizada, mas o que seria do cinema se não fossem as salas de exibição? Hoje irei falar sobre as Salas de Cinema e a sua Evolução Tecn. (...)

Mobirise

A Rápida Globalização do Cinema

O mês passado falei da primeira sessão pública de cinema, a 28 de dezembro de 1895, considerada a data mais importante para o nascimento daquela que viria ser considerada a sétima arte, bem como os seus impulsionadores. (...)

28 de dezembro de 1895: Nasce o cinema, Nasce a sétima arte

Como verificámos até aqui, o cinema não teve só um inventor sofreu um longo processo de evolução. Um dos grandes contributos foi a invenção da fotografia. Mas, o mais importante para o desenvolvimento do (...)

A Revelação - 2ª Parte: A evolução da película fotográfica

John Wesley Hyatt adquiriu a patente de Parkes e começou a fazer experiências com nitrato de celulose com a intenção de fabricar bolas de bilhar, que até então eram feitas de marfim. Ele utilizou tecido, pó de marfim (...)

A Revelação - 1ª Parte: Os 4 pioneiros da revelação fotográfica

Louis-Jacques Mandé Daguerre (1787/1851) foi um artista francês, pintor, cenógrafo, físico e inventor, conhecido como um dos pais da fotografia. Daguerre pesquisou com Niepce um processo que permitisse a fixação (...)

Os Dispositivos ante-cessores do cinema

O mês passado falei sobre a descoberta da “Persistência Retiniana", e levantei o véu sobre as várias invenções que surgiram após essa descoberta importante para a história do cinema mundial. Hoje abordarei cada uma dessas invenções. (...)

Persistência Retiniana ou Persistência da Visão

Hoje, meus amigos leitores, iremos falar sobre a Persistência Retiniana. Persistência Retiniana ou Persistência da Visão refere-se à ilusão de ótica em que várias imagens distintas (...)

Lanterna Mágica, Fan-tascópio e Taumatrópio

Em Novembro eu falei-vos da câmara escura. Disse que é um dispositivo ótico que levou à invenção da fotografia e à câmara fotográfica, e, que ao longo da história, foram construídos vários (...)

Para o cinema tudo se torna uma imensa natureza-morta, até os sentimentos dos outros são qualquer coisa de que se pode dispor.

Frederico Fellini

A Câmara Escura

Depois de seis meses afastado da escrita por ter estado a concluir os meus estudos na Academia Internacional de Cinema e Televisão (que aconselho desde já, quem puder, a frequentar os seus cursos. (…)

Projeção de Sombras

Vimos anteriormente que são muitas as evidências arqueológicas de que o ser humano nunca deixou de interessar-se pela busca da fixação gráfica do movimento. Neste artigo falarei sobre a Projeção (…)

A Pré-História do Cinema

No artigo anterior referi que “o cinema desenvolveu-se do ponto de vista científico antes que as suas possibilidades artísticas ou comerciais fossem conhecidas e exploradas. (…)

Cinema: Como tudo começou...

Identificar aspectos e factos históricos sobre os primórdios do cinema é sempre uma instigante aventura. Existem vários pontos de vista em relação à origem do cinema, mas para muitas pessoas (...)

Fabricado em Portugal pela ALMEIDAV Produções ® – Todos os Direitos Reservados – © 2020